ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO ACRE
A Orientação Curricular usada atualmente na Rede Estadual do Acre foi elaborada em 2009 e adotada pelas escolas públicas em 2010. A finalidade dessas publicações foi de apoiar as equipes escolares no processo de concretização do currículo – que assegurasse a melhor aprendizagem possível para todos os alunos.
Conceitos
Para isso, foi elaborado uma estrutura que proporcionou uma nova abordagem
curricular e ao conhecimento didático, onde estão explicitados:
Objetivos: são as capacidades esperadas que serão desenvolvidas pelos alunos
naquele ano/componente.
Conteúdos: conceituais, procedimentais, factuais e atitudinais, na concepção de Antoni Zabala*. Ou seja, não só os conhecimentos clássicos das disciplinas, mas em um sentido amplo da ideia de conteúdo, que leva em consideração não somente os de natureza cognitiva, mas todos os demais: físicas, efetivas, éticas, estéticas, de inserção social e de relação interpessoal. (A prática educativa: como ensinar, 1998)
Propostas de atividades: são sugestões de atividades, tarefas ou situações de ensino e aprendizagem proporcionadas aos estudantes para trabalhar os conteúdos.
Formas de avaliação: sugestões de modo de avaliar se o/a estudante atingiu o desenvolvimento daquele objetivo/competência/habilidade.
A definição dessas expectativas de alcance, evidentemente, não tem a intenção de padronizar as possibilidades dos alunos. Mas temos a responsabilidade institucional de zelar pelo direito à melhor aprendizagem possível para todos os alunos, de contribuir para minimizar as desigualdades no acesso ao conhecimento.